Ponto de Exclamação

Por que a vaca engorda se ela come mato?


Você já se perguntou como as vacas conseguem ser tão gordas comendo apenas pasto? O gado bovino é uma espécie ruminante, que tem um sistema digestivo preparado para comer e digerir apenas vegetais.

As vacas comem uma quantidade muito grande de mato e capim, e passam boa parte do dia mastigando o alimento. Os animais têm 3 pré-estômagos, também chamados de retículo, rúmen e omaso. Nesses órgãos, a grama passa por um processo de fermentação que contribui para a digestão dos alimentos fibrosos.

Os bois também têm a ajuda de bactérias, protozoários e fungos para digerir os alimentos que consomem durante o dia. Nesse processo, o animal consegue extrair toda a energia e os nutrientes que necessita dos vegetais, o que torna mais fácil a atividade de engorda do gado.

Comendo apenas capim, as vacas conseguem alcançar uma marca de até 500 quilos. Assim, é possível afirmar que a vaca engorda comendo apenas mato porque seu sistema digestivo e seu organismo são preparados para isso.

Por: Juliana Miranda
Fonte: sitedecuriosidades.com






_________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou  trabalhos científicos devem seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site, implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados ao jornalista Márcio Batista, diretor do Portal Ponto de Exclamação de Florianópolis, SC, Brasil.

Regra da ABNT: Autor . "Título do artigo." Nome do site. Data de publicação do artigo. Disponível em < endereço do site>. Data de acesso.
Indique uma data de publicação aproximada entre colchetes se não houver data de publicação (Ex.: [2002?] ).
Compartilhar Google+

Autor: Márcio Batista

Márcio Batista, Teólogo, Jornalista (MTB/RJ), Pastor, Articulista (Bloguista), Produtor e Diretor de Rádio, Palestrante, Gestor de Comunicação, Diretor da AMB Rádio Produções, Responsável do Portal Mídia Cristã. Filiado a ABME (Associação Brasileira de Mídias Evangélicas). Casado com Andréa e pai do Lucas e do João.

Você também poderá gostar:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial