Ponto de Exclamação

Ano Bissexto


O ano bissexto é o que possui um dia a mais do que os outros anos que possuem 365 dias. No nosso calendário atual, o calendário gregoriano, este é um dia extra contado a cada quatro anos, sendo incluído sempre no mês de fevereiro, este que passa a contar com 29 dias.

O ano bissexto acontece pois o ano calendário que é tradicionalmente utilizado conta com uma diferença com relação aos anos solares. Enquanto que no calendário tradicional o ano dura em torno de 365 dias para se completar, no calendário solar ele dura 365,25 dias.

A diferença de 0,25 corresponde a uma fração de um quarto de dia. Por isso a cada quatro anos temos uma diferença de um dia em relação aos calendários convencionais e calendários solares. Este é o dia justamente que caracteriza o ano bissexto.

Data do ano bissexto, 29 de fevereiro.

A origem deste nome

O ano bissexto teve início no Egito antigo, nos anos de 238 a.C. Em 45 a.C. foi o imperador Júlio César quem trouxe a ideia do ano bissexto para o ocidente.

Júlio César acabou escolhendo o mês de fevereiro para adicionar um dia porque além de ser o mês mais curto do ano com 28 dias, era também o último mês do ano entre os romanos, e que por eles era considerado como um mês negativo. O aumento dos dias se deu por motivos supersticiosos.

Como realizar o cálculo do ano bissexto?

Saiba que a partir da introdução do calendário Gregoriano foram adotadas algumas regras, como por exemplo:

- Todo o ano que é divisível por quatro é um ano bissexto.
- Todo o ano que for divisível por 100 não é um ano bissexto.
- Em contrapartida se o ano for também dividido por 400 este é um ano bissexto.

Existem outras formas de contar o tempo, por exemplo, os chineses, baseiam o seu calendário através dos movimentos lunares, e dividem este tempo em ciclos de 60 anos. Em contrapartida o calendário gregoriano acabou sendo escolhido para ser universal, e ainda reconhecido por todos os países do mundo.

Autor: Gabriele Ferreira
Fonte: ColaDaWeb.com





_________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou  trabalhos científicos devem seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site, implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados ao jornalista Márcio Batista, diretor do Portal Ponto de Exclamação de Florianópolis, SC, Brasil.

Regra da ABNT: Autor . "Título do artigo." Nome do site. Data de publicação do artigo. Disponível em < endereço do site>. Data de acesso.
Indique uma data de publicação aproximada entre colchetes se não houver data de publicação (Ex.: [2002?] ).
Compartilhar Google+

Autor: Márcio Batista

Márcio Batista, Teólogo, Jornalista (MTB/RJ), Pastor, Articulista (Bloguista), Produtor e Diretor de Rádio, Palestrante, Gestor de Comunicação, Diretor da AMB Rádio Produções, Responsável do Portal Mídia Cristã. Filiado a ABME (Associação Brasileira de Mídias Evangélicas). Casado com Andréa e pai do Lucas e do João.

Você também poderá gostar:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial